O que é a sociedade consumocentrista?
Na atualidade, a sociedade de consumo se molda numa estrutura consumocentrista. Essa sociedade consumocentrista se perfaz no fato de que 'o consumo se coloca no centro de todas as decisões que envolvem o indivíduo, pois o mesmo perde sua identidade como ser que participa das decisões sociais para se transformar (apenas) em consumidor heteronomamente guiado'. (PEREIRA: CALGARO: PEREIRA, 2016, p. 267).
Compreende-se que há uma superação da sociedade hiperconsumista, dando ensejo a uma sociedade consumocentrista. Nesse aspecto, o consumo passa a ser o elemento basilar das atividades humanas, deslocando o ser para o ter e, posteriormente, para o aparentar' (PEREIRA: CALGARO: PEREIRA, 2016, p. 267). O consumidor aparenta ter e ser o que não é e o que não tem nessa sociedade, a fim de ser aceito pelo padrão imposto. Assim sendo, 'o consumo se torna o centro da sociedade contemporânea, onde o consumidor vai buscar todas as possibilidades de sua nova razão de viver. Consumir é existir' (PEREIRA: CALGARO: PEREIRA, 2016, p. 267).
Com base nessa lógica os sujeitos acabam integrando as formas hiperconsumista a sua vida e aos seus hábitos, moldando os seus padrões e seu convencimento. O consumocentrismo se toma o 'Deus' do momento que tudo provê e permite. De acordo com essa análise 'se o sujeito não participa desse 'jogo já jogado' da sociedade consumocentrista, será excluído e dessubjetivado, o que para o sujeito é a 'morte social'. A dessubjetivação do sujeito, ou seja, é o apagamento da subjetividade. Na questão referente ao consumo a dessubjetivação é a objetificação do sujeito'. (CALGARO: PEREIRA, 2016, p. 66).
Dessa maneira 'a vida do sujeito, conforme já se vem explicando, acaba girando em torno do consumo tornando-se, este, parte fundamental do sujeito, fazendo com que a degradação ambiental seja mais frequente e o desinteresse pela sociedade e suas questões sociais seja mais frequente'. (CALGARO: PEREIRA, 2016, p. 66). Dessa forma, o 'sujeito acaba esquecendo-se de quem é e acaba se confundindo com o objeto de consumo. (CALGARO: PEREIRA, 2016, p. 66). O sujeito acaba vivendo uma vida moderna achando que possui o rumo da mesma, mas não percebe o quanto é adestrado e docilizado pelas formas do consumocentrismo. A moda, a vida, a cultura e etc. é adaptada por essa sociedade que impõe seus padrões aos consumidores. Padrões esses que são de felicidade e luxo trazidos pelo capitalismo.
Por isso é preciso repensar a forma de vida que se possui na sociedade consumocentrista atual, a fim de não permitir que o hábito se instaure e que não haja questionamentos dos problemas trazidos pela mesma.
Referências.
CALGARO, Cleide. PEREIRA, Agostinho Oli Koppe. A sociedade consumocentrista e seus reflexos socioambientais: a cooperação social e a democracia participativa para a preservação ambiental. 2016. Revista de Direito, Economia e Desenvolvimento Sustentável. Curitiba. v. 2. n. 2, p. 72 – 88. Jul/Dez. 2016.
PEREIRA, Agostinho Oli Koppe: CALGARO, Cleide: PEREIRA, Henrique Mioranza Koppe. Consumocentrismo e os seus reflexos socioambientais na sociedade contemporânea. Revista Direito Ambiental e Sociedade, v. 6, p. 264-279, 2016.
[1] Cleide Calgaro - Pós-Doutora em Filosofia e em Direito ambos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Doutora em Ciências Sociais na Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Doutora em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Doutora em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC. Atualmente é Professora da Graduação e Pós-Graduação - Mestrado e Doutorado - em Direito na Universidade de Caxias do Sul - UCS. É Líder do Grupo de Pesquisa 'Metamorfose Jurídica' vinculado a Universidade de Caxias do Sul-UCS. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1840-9598. CV: http://lattes.cnpq.br/8547639191475261. E-mail: ccalgaro1@hotmail.com
CALGARO, Cleide Calgaro. O que é a sociedade consumocentrista?. Revista Páginas de Direito, Porto Alegre, ano 21, nº 1518, 31 de Mai de 2021. Disponível em: https://www.paginasdedireito.com.br/component/zoo/o-que-e-a-sociedade-consumocentrista.html