IMED - Professores inspiradores são premiados em concurso sobre as melhores práticas pedagógicas

A premiação ocorreu durante a convenção da IMED que reuniu colaboradores do quadro técnico administrativo, corpo docente, direção e presidência no Gran Palazzo

O concurso Professor Inspirador contou com a participação de 23 projetos que foram submetidos para avaliação do comitê acadêmico da IMED. De acordo com a gerente acadêmica da Instituição, Juliana Priscila Cardozo, idealizadora do projeto, o desafio buscou estimular o compartilhamento das melhores práticas pedagógicas. "Nossa proposta foi também estimular que um professor pudesse inspirar o outro. Sabemos que há muitos desafios diários existentes em sala de aula em função de as turmas serem bastante heterogêneas. Neste sentindo acreditamos que a troca de experiências metodológicas qualifica a práxis docente tornando a sala de aula mais atrativa" relata.

Para concorrer os professores tiveram que inscrever seus projetos em um dos pilares acadêmicos: Aprendizagem Ativa, Ensino Hibrido ou Educação Empreendedora. "Para submeter suas práticas de ensino foi necessário produzir um vídeo de no máximo 2 minutos em formato de Pitch. Os professores contaram o que já foi feito na disciplina e além disso, eles foram muito criativos, muitos trouxeram relatos dos alunos e fizeram edição de vídeos", acrescenta Juliana.

A partir do vídeo, os critérios de avaliação foram: apresentação, criatividade metodológica, criatividade na apresentação, possibilidade de adaptar a prática em outras disciplinas e/ou curso, tempo de apresentação estipulado, objetividade, impacto da prática, fechamento/conclusão. Cada categoria recebeu uma nota de 1 a 5. "O nosso propósito foi promover o compartilhamento de forma rápida e dinâmica. Penso que não há uma formação melhor do que essa, pois é possível visualizar que dá certo e que é possível adaptar a metodologia para os alunos", avalia Priscila.

O Comitê Acadêmico que avaliou os materiais foi composto pelo vice-presidente acadêmico William Zanella, Diretora de Pós-Graduação Stricto Sensu e Pesquisa, Caroline Calice da Silva, Diretor de Graduação Luiz Ronaldo da Silva, Diretor do campus Porto Alegre Marc Deitos e Gerente de Pós-Graduação Lato Sensu Renato Luiz da Silva. A próxima edição do concurso será ampliada e contará com as categorias professor e técnico administrativo inspirador.

A premiação ocorreu durante a convenção da IMED que reuniu colaboradores do quadro técnico administrativo, corpo docente, direção e presidência no Gran Palazzo. Com o mote InspirAÇÃO, o encontro alinhou as estratégias da instituição para o próximo ano, compartilhando histórias inspiradoras para preparar professores e colaboradores para Educação 4.0. As conquistas de 2019 e os desafios da IMED para 2020 foram compartilhados pelo presidente Eduardo Capellari, pelo vice-presidente Acadêmico, William Zanella, e pela vice-presidente Administrativa, Marilu Benincá de David.

Em Aprendizagem Ativa os ganhadores foram:

3° lugar: Carlos Eduardo Leite – campus Porto Alegre

2° lugar: Murilo Souza Luz - campus Porto Alegre

1° lugar: Iuri Bolesina – campus Passo Fundo

Em Ensino Hibrido os professores contemplados são:

3° lugar: Amilton Martins – campus Passo Fundo

2° lugar: Guilherme Moraes Vargas - campus Passo Fundo

1° lugar: Davi Blum – campus Passo Fundo

Educação Empreendedora os professores premiados:

3° lugar: Mariângela Guerreiro Milhoranza – campus Porto Alegre

2° lugar: Thaísa Leal - campus Passo Fundo

1° lugar: Everton de Matos – campus Passo Fundo

 

SOCIAL, IMED - Comunicação. IMED - Professores inspiradores são premiados em concurso sobre as melhores práticas pedagógicas . Revista Páginas de Direito, Porto Alegre, ano 20, nº 1393, 04 de março de 2020. Disponível em: https://www.paginasdedireito.com.br/index.php/artigos/425-artigos-mar-2020/7971-imed-professores-inspiradores-sao-premiados-em-concurso-sobre-as-melhores-praticas-pedagogicas

Compartilhe no:

Submit to FacebookSubmit to Google BookmarksSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Categoria: Artigos Mar 2020

ISSN 1981-1578

Editores: 

José Maria Tesheiner

(Prof. Dir. Proc. Civil PUC-RS Aposentado)

Mariângela Guerreiro Milhoranza da Rocha

Prof. da graduação em direito da IMED

back to top