Homenagem ao Professor José Maria Rosa Tesheiner: 85 anos de Vida e 58 anos de Docência Jurídica

No dia 30 de agosto de 2019, o Professor José Maria Rosa Tesheiner completa 85 anos de vida e, dentre estes, 58 de docência jurídica. Neste momento tão especial, a nós, amigos, alunos e ex alunos do Mestre, cabe fazer uma singela, mas verdadeira, homenagem.

PROFESSOR TESHEINER: "Como dizia o saudoso Professor Ricardo Aronne, "existem pessoas que habitam a geografia do afeto".  Ao longo de tua caminhada tu guiaste nosso caminho... Mostraste-nos, a cada momento, compreensão, luta, paciência, inteligência e dedicação. E, diante disso, carregamos juntos, na bagagem da vida, o ensinamento eterno de que a docência é um ato de amor e um ato de doação. E mais: a docência é um ato de vocação e é a tua vocação de professor que tem despertado a vocação de muitos. Foi assim conosco e será também assim com aqueles que virão depois de nós e que, de igual forma, terão a honra de conviver contigo.

Como docente de primeira linha, nos ensinaste que temos que respeitar para sermos respeitados. Nos ensinaste que o segredo de uma aula de qualidade é o estudo e a preparação: "aula boa é aula bem preparada". A rotina da docência é dura e só persistem aqueles que, como o Senhor, se dedicam ao extremo.

Ser professor é entrar cansado numa sala de aula e transformar o cansaço numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender... Ser professor é importar-se com o outro numa dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que necessita de atenção, amor e cuidado. Ser professor é ter a capacidade de "sair de cena, sem sair do espetáculo". Ser professor é apontar caminhos, mas deixar que o aluno caminhe com seus próprios pés."

Muito Obrigado!!! Muito Obrigado por tudo, Professor Tesheiner!!!!

Com muito carinho e gratidão, um forte abraço dos seus sempre alunos e amigos,

Araken de Assis, Carlos Alberto Molinaro e Mariângela Guerreiro Milhoranza da Rocha

ASSIS, Araken de; MOLINARO, Carlos Alberto; ROCHA, Mariângela Guerreiro Milhoranza da. Homenagem ao Professor José Maria Rosa Tesheiner: 85 anos de Vida e 58 anos de Docência Jurídica. Revista Páginas de Direito, Porto Alegre, ano 19, nº 1377, 30 de agosto de 2019. Disponível em: https://www.paginasdedireito.com.br/index.php/artigos/406-artigos-ago-2019/7905-homenagem-ao-professor-jose-maria-rosa-tesheiner-85-anos-de-vida-e-58-anos-de-docencia-juridica

Compartilhe no:

Submit to FacebookSubmit to Google BookmarksSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Categoria: Artigos Ago 2019

ISSN 1981-1578

Editores: 

José Maria Tesheiner

(Prof. Dir. Proc. Civil PUC-RS Aposentado)

Mariângela Guerreiro Milhoranza da Rocha

Prof. da graduação em direito da IMED

back to top